
A legalização da Maconha é um tema que sempre despertou muita curiosidade de muita gente. Sempre muito polêmico, o tema vira e mexe tem altos e baixos, mas nunca sai de moda. Atualmente, o governo do presidente Barack Obama, vem concentrando forças para fechar os dispensários medicinais, contudo como se diz no velho e bom ditado popular “ a voz do povo é a voz de Deus”. Em uma sondagem feita pelo instituto Gallup, 50 % dos americanos acreditam que a Maconha deve sim ser legalizada, enquanto 46 % se dizem contrários á ideia; os outros 4% não souberam responder a pergunta.
Sem dúvida alguma, os números atuais mostram um grande avanço na forma de pensar em relação às drogas. Quando o instituto Gallup questionou os cidadãos sobre a legalização da Maconha pela primeira vez, ainda em 1969, apenas 12% dos americanos eram favoráveis à legalização da Maconha, enquanto a maioria esmagadora, 84% de americanos se opuseram à ideia.
De acordo com o instituto de abuso de Drogas, a maconha é a droga ilícita que os jovens mais abusam nos Estados Unidos. A Pesquisa Nacional sobre Uso de Drogas e Saúde em 2009 revelou que 16,7 milhões de americanos com 12 anos ou mais velhos usaram maconha pelo menos uma vez no mês antes de serem pesquisados, que significa um aumento da taxa de abuso de drogas registradas nos outros anos.
O grupo de defesa Organização Nacional pela Reforma das Leis da Maconha afirma que a maconha é a terceira droga mais popular de lazer na América, atrás apenas de álcool e o tabaco. Alguns estados têm descriminalizado o uso da maconha, alguns tornaram- a legal para o uso medicinal, e alguns médicos, incluindo o ex-Cirurgião Geral dos EUA Joycelyn Elders, pediram a legalização do seu uso.
Uma pesquisa da Gallup no ano passado constatou que 70% eram a favor da legalização da Maconha, tornando-a legal para os médicos a receitarem a fim de reduzir a dor e sofrimento. Os americanos têm sido consistentemente mais propensos a favor do uso da maconha para fins medicinais do que a favor da sua legalização em geral.
A maioria dos jovens americanos são a favor da legalização da Maconha
Apoio para a legalização da maconha é direta e inversamente proporcional à idade, variando de 62% de aprovação entre os 18-29 até 31% entre aqueles de 65 anos e mais velhos. Os Liberais são duas vezes tão provável quanto os conservadores a favor de legalizar a maconha. Enquanto os democratas e os independentes são mais propensos a ser a favor do que os republicanos.
Foi constatado também que mais homens que mulheres apoiam a legalização do cânhamo. Os do Oeste e Centro-Oeste são mais propensos a serem favoráveis à legalização do que os do sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário