
É comum escutar que a Maconha causa dependência, porém, de fato, quais são os verdadeiro risco de uma pessoa ficar dependente da Cannabis? Foi pensando nisso e pesquisando que achei algumas resposta para este post.
Como bem diz o Prof. Elisaldo Carlini, um dos maiores especialistas em psicotrópicos, a relação da dependência é muito variável. Existem relatos na medicina, de pessoas que são dependentes de cenouras. Parece esquisito, mas é verdade. E estas mesmas pessoas quando impedidas de comer cenoura, entram em um estado de crise de abstinência.Existem relatos também sobre dependência de pessoas que tomam placebo, ou seja, aquela substância inócua que não deveria causar alteração nenhuma no mecanismo do nosso corpo.
Diante desses fatos, o que podemos perceber é que em relação à Maconha, logicamente há registros de dependência da substância, contudo essa tal dependência não pode ser considerada frequente, justamente pelo elevado número de usuários de Maconha no mundo inteiro. Portanto, a taxa de dependência quase chega a ser desprezível.
Além disso, a Maconha também comparada a outras drogas, como heroína, cocaína, crack, é muito menos indutora de dependência química, justamente por não causar aquela compulsividade de utilizar a substância ao usuário!
Nenhum comentário:
Postar um comentário